Cidades

Prefeito de Luziânia quer Programa Tarifa Zero no transporte público do município

Programa prevê a gratuidade das passagens de ônibus e a melhoria na qualidade dos serviços prestados no município

Uma das principais promessas de campanha do então deputado estadual e candidato a prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, foi a de zerar a tarifa do transporte público no município.

Apesar das dificuldades encontradas no início e durante os anos seguintes de sua gestão, Sorgatto enviou para a Câmara de Vereadores, na manhã da última quarta-feira (18/10), o PL que cria os dispositivos para que a Prefeitura possa subsidiar integralmente o transporte público municipal: “Apesar de termos recebido a Prefeitura com dívidas de mais de R$ 40 milhões e sem nenhum recurso em caixa, fizemos uma grande tarefa fiscal para que a gente pudesse recuperar a saúde financeira do município, planejar a execução dessa política pública, e assim implementar a gratuidade da tarifa no transporte para a nossa comunidade”, explicou o prefeito. 

Ainda de acordo com o prefeito, atualmente o município já subsidia o transporte público na cidade em R$ 150 mil por mês. Uma medida realizada no final do segundo ano de seu governo para evitar o aumento das passagens. Dados de 2020 apontam que apenas 16 municípios no Brasil possuem programa semelhante. Dos 242 municípios do estado de Goiás, apenas um oferece a gratuidade, é a cidade de Anicuns, com 21 mil habitantes. Desta forma, Luziânia será a única cidade do estado com expressiva quantidade de habitantes a ter o programa de fato implementado e operado de forma eficiente.

O programa que funcionará através de bilhetagem com o uso de cartão com reconhecimento facial foi levado à plenário e votado na manhã de ontem (19/10), e aprovado em primeira votação. Agora o projeto segue para segunda votação, com data ainda não definida.