Em Nerópolis, Procon Goiás apreende quase 430 produtos vencidos
Itens estavam sendo comercializados em um supermercado do município
Na última terça-feira (9), o Procon Goiás apreendeu 424 produtos em um supermercado localizado em Nerópolis, região metropolitana de Goiânia. Atendendo a denúncias, alimentos, bebidas e produtos de limpeza vencidos estão na lista dos produtos fiscalizados.
Segundo os fiscais, somente de cervejas, foram encontradas 236 latas vencidas desde o último dia 2. Também foram encontradas 10 garrafas 2l de refrigerante vencido em abril deste ano e 20 garrafas de 1,5L, com a data de validade expirada em julho deste ano. Outras bebidas também foram apreendidas, como 11 unidades de catuabas com data de validade ultrapassada desde abril de 2023.
Foram cerca de 155 quilos de produtos apreendidos neste supermercado. Além das bebidas, os agentes do Procon Goiás encontraram outros alimentos como macarrão instantâneo e biscoitos vencidos em julho e 30 unidades de batata frita com validade no início de agosto. Também foram flagrados diversos outros alimentos como farofas, pães, bolos e embutidos com data de validade ultrapassada. Pela comercialização de produtos impróprios para o consumo, o Procon Goiás apreendeu e inutilizou os produtos. A empresa foi autuada e tem o prazo de 20 dias para apresentar defesa ao órgão.
O Procon Goiás orienta os consumidores a verificarem a data de validade, antes de consumir ou adquirir o produto, tendo em vista que itens vencidos podem causar danos sérios à saúde. Muitas vezes, os estabelecimentos oferecem descontos para produtos que estão perto do vencimento, o que é permitido, mas é importante o consumidor verificar a condição do produto. Além disso, é importante averiguar se o produto está devidamente embalado. Caso esteja com a embalagem violada, o consumidor deve solicitar imediatamente a troca ao fornecedor.
Em mercados e supermercados, os produtos mais próximos da data de validade, geralmente, ficam na parte de frente das prateleiras, para garantir a rotatividade. Uma boa dica é o consumidor se atentar nessa disposição e pegar os produtos que estão na parte de trás da prateleira.
O consumidor que se sentir lesado, pode fazer denúncias ao Procon Goiás por meio dos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). A reclamação pode ser feita ainda on-line pelo Portal Expresso (www.go.gov.br).